sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

10) Conclusão


Este trabalho mostra que é possível construir dispositivos robóticos com materiais extraídos de sucata e/ou de baixo custo. Apesar do dispositivo descrito aqui ser bastante simples, nada impede de usar os mesmo conceitos e materiais para criar dispositivos mais sofisticados. O pequeno robô desenvolvido tem os elementos básicos para o estudo da robótica. Envolveu programação, comunicação do computador com um dispositivo externo, eletrônica e a montagem física do hardware.

O foco no estudo dos motores de passo tem a intenção de divulgar e desmistificar o uso destes motores, provendo o conhecimento básico para que sejam utilizados em outros projetos. É um recurso importantíssimo para o desenvolvimento de dispositivos robóticos e são muito facilmente obtidos em impressoras sucateadas.

É fato que o robô descrito neste trabalho nada faz além de se mover, mas espera-se que seja considerado pelos estudantes como um ponto de partida para projetos mais elaborados. Por exemplo, poderiam ser instalados sensores que retornem sinais para o computador, a comunicação com o computador poderia ser feita por alguma tecnologia sem fio e utilizando outras portas como a porta COM ou a porta USB, o programa poderia ser melhorado para permitir o armazenamento de rotas pré-programadas, entre muitos outros aprimoramentos que podem ser implementados a partir deste projeto.

E finalmente gostaria de deixar registrado que é extremamente recompensador ver o resultado de um trabalho ganhar vida e se mover fisicamente pelo mundo real. Ao ver o pequeno robô ganhando a capacidade de movimento é difícil não ter o impulso de fornecer a ele mais habilidades e recursos através de dispositivos, sensores e de uma programação mais elaborada. Às vezes tenho a impressão que encontrar utilidades práticas e acadêmicas para robôs é só um pretexto, e que no fundo o que os pesquisadores e desenvolvedores realmente querem é ver suas criações evoluindo, crescendo e se tornando cada vez mais independentes.
 

2 comentários:

  1. muito bom esse material, é de pessoas assim que estamos precisando muito obrigado por esta aula.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns o Sr. foi brilhante em suas postagens.

    ResponderExcluir