quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Impressões sobre a Câmera IP Feasso F-IPCam01

Ha uma semana finalmente comprei uma câmera IP wireless, coisa que eu estava querendo a muito tempo.  É um lançamento recente da marca Feasso, modelo F-IPCAM01, brinquedinho bem legal, ela tem pan-tilt, consegue girar 270 graus na horizontal, quase 90 na vertical e vem com um programa de controle que pra falar a verdade nem tive a curiosidade de instalar pra ver como é.

E aí tive boas e más surpresas. Minha intenção era tentar instalar a câmera no meu robozinho e tentar algo com navegação por imagens, mas assim que vi a fonte dela já percebi que não ia dar. A fonte fornece 2 amperes pra câmera, alimentar isso com baterias é complicado, a não ser que eu faça outro robô bem mais parrudo que o atual. Com o que eu tenho não tem jeito mesmo.

A outra decepção, mas que eu já meio que esperava, é que em lugar nenhum, nem no manual, nem no CD ou no site tem qualquer referência aos comandos que a câmera aceita, cheguei até a mandar um email pro representante da Feasso no Brasil, e adivinha... nenhuma resposta. As vezes eu acho que alguns fabricantes de hardware têm titica de galinha na cabeça, fazem um equipamento cheio dos recursos e não dizem como usar esses recursos em aplicações, será que não passa pela cabeça deles que se os programadores conseguirem desenvolver aplicações para o equipamento deles isso incentivaria a venda desses produtos? Ou eles têm tão pouca imaginação que pensam que o programa que vem junto com a câmera atende todas as aplicações possíveis para o equipamento?

Mas felizmente a câmera tem dentro dela algumas páginas web que permitem controlar boa parte dos recursos e com a ajuda do Google Chrome não foi difícil interceptar toda a comunicação entre a página e a câmera, no fim acabei descobrindo quase todos os comandos da câmera. Que felicidade... Imediatamente fiz uma aplicaçãozinha em delphi pra testar o controle da câmera e consegui que ela fizesse todo tipo de movimento.

E aí a outra decepção, pra isso ser útil em um robô, não adianta apenas poder mover a câmera, é preciso poder também quantificar esse movimento e isso a câmera não faz. Não tem como você dizer pra ela girar tantos graus e a câmera também não diz quantos graus ela girou. Na verdade, não tem nenhuma precisão nos movimentos dela, mas afinal de contas é uma câmera de segurança, não foi feita pra robôs.

Ela tem três tipos básicos de movimento: patrulha, linear e por passo, e cada um desses tipos tem opções em todas as direções. Na patrulha ela fica repetindo o mesmo movimento esquerda-direita, pra cima pra baixo sem parar. No movimento linear, você manda ela ir pra alguma direção e ela vai, até chegar no fim de curso e para. No movimento por passo, ela vai pra alguma direção em passos, cada comando faz ela mover um pouco naquela direção. Até que seria útil se os passos fossem sempre iguais movendo sempre o mesmo angulo, mas não é assim, é uma coisa meio aleatória quantos graus cada passo gira a câmera.

Mas também tive boas surpresas com a câmera. Ela tem uma saída de 5 volts que serve pra ativar algum alarme caso a câmera detecte movimento e é possível enviar comandos pra ativar ou desativar essa saída. É claro que não tenho nenhuma intenção de usar alarmes com a câmera, mas uma saída de 5 volts que pode ser ligada e desligada via programa é extremamente útil e me animou a implementar uma idéia que eu já tinha a algum tempo: de instalar um laser na câmera pra medir distâncias. E olha só... Funcionou... e com um laser comprado em camelô por 6 reais... No próximo post falo sobre esse projeto. Abaixo uma foto de como ficou.


14 comentários:

  1. Realmente, em se tratando de uma câmera de vigilância, não daria pra esperar muito dela. Quanto à carência de instruções, normal... A menos que vc tenha fluência em mandarim.

    ResponderExcluir
  2. Perroti, você sabe me dizer se essa belezura é a prova d'agua? Não que eu queira mergulhar com ela, mas ela poderia tomar uma chuva, por exemplo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, ela não é a prova de água, nem de choque, nem de calor, nem de umidade (com ou sem h). É pra ser usada em ambientes internos. Na verdade ela é meio delicada demais pra uma câmera de segurança, precisa ser manipulada com cuidado para não forçar o mecanismo de pan-tilt. Ela tem uma furação própria na base para ser fixada na parede ou no teto. No caso de ficar no teto você pode configurar pra inverter a imagem, assim você não precisa colocar o monitor de ponta cabeça :).

      Excluir
  3. Ou plantar bananeira né? rsrsrsrs...

    Valeu, obrigada pela informação, é que como você mesmo disse: Não tem informação sobre ela em lugar nenhum, menos ainda no site do fabricante...

    ResponderExcluir
  4. OLA, VC SABERIA ME DIZER, POR FAVOR, COMO A FACO FUNCIONAR SEM O CABO DE REDE ? MINHA CASA TEM WIFI E NAO FACO IDEIA DE COMO CONECTAR ESSA CAMERA VIA WIFI, POIS NAO TEM NENHUMA FORMA DE ACIONAR ISSO. SE TIRO O CABO ELA NAO FUNCIONA.

    NO MANUAL NAO EXPLICA DIREITO E O QEU SE FALA, A FONTE DO TEXTO É TAO PEQUENA QUE NEM COM LUPA DA PARA LER.

    VC PODERIA ME DAR UMA AJUDA POR FAVOR ?

    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  5. Oi João, pra falar a verdade a minha tá com o cabo ainda. Pra vc instalar wireless vc precisa entrar na página da camera, e clicar em configurações, (o ícone que parece uma engrenagem). Aqui o endereço é http://192.168.0.199:8090/admin2.htm mas o endereço da tua camera pode ser diferente, depende de como tua rede está configurada. Depois de entrar na página de configurações, tem um link "Wireless lan settings" é lá que vc ativa. Vc vai ter que saber a senha do teu roteador wireless, na verdade foi por isso que ainda não instalei a minha, eu perdi a senha do meu, nesse caso tem que resetar o roteador e reinstalar o wireless, mas tudo isso é achologia minha, como disse, não instalei nada aqui.

    ResponderExcluir
  6. Ola, obrigado pelo retorno.
    Eu entrei na "engrenagens" tanto na tela de IP usando o browser quanto pelo proprio programa d camera e em ambos nao encontrei nadinha para ativar o wifi. E olha que revirei tudinho.
    Vc teria uma "copia" dessa tela onde tem este link que vc disse ?

    Aqui eu tenho a senha do roteador, entao ess nao sera o problema. Minha unica questao ´achar este bendito wifi.

    Tem alguma outra dica ou tem como mendar a tela onde tem este link ? meu email é juca@alemdamidia.com.br.

    vc sabia que tem um site onde vc consegue trocar a senha do seu roteador. Vou ver se acho e te mando.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Perroti, td bem?

    Vendo seu comentário referente a que a Camera não quantificar o movimento, más ela tem um recusro escondido... o de vc poder programar posições.. Ex: Posso colocar ela numa posição, ahi (no aplicativo dela) posso gravar, ahio escolho outra posição, ahi eu gravo (ao todo ela permite até 15 posições), assim vc pode move-la com posições programadas a apenas 1 toque de mouse.
    Experimente se isto lhe ajuda, quealquer dúvida me retorne.
    Abraço - Cristian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristian. Sim eu tinha descoberto esse recurso e fiz algumas experiencias com ele, mas o problema continua sendo a falta de precisão. Não sei se é com a minha camera em especial ou se todas são assim, mas ela tem uma certa folga na horizontal e isso faz com que ela não acerte a posição exata que foi gravada antes, especialmente se o movimento muda de direção (horário para anti-horario ou vice-versa). Talvez isso não faça muita diferença num sistema de segurança, já que sempre vai ter alguem monitorando, mas minha intenção era usa-la em um robozinho.

      Excluir
  8. Boa Tarde Perrotti

    Estou com Uma câmera entretanto perdi o software do programa teria como você postar um link para fazer o download do software?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Well, desculpe a demora, eu não acho o CD da camera, mas não deve ser dificil achar os drives da camera na internet.

      Excluir
  9. Olá Perroti!
    Uma pergunta: que recurso do Google Chrome vc utilizou para interceptar a comunicação entre a câmera e a página onde são dados os comandos?

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre na página que controla a camera com o Google Chrome, clique com o botão direito e escolha "Inspecionar elemento". Na caixa que abre vá para a aba "NetWork". Toda a comunicação da página fica registrada ali.

      Excluir
  10. A minha só aceita metodo de criptografia da senha de rede WEP embora diga que suporta wpa, wpa2 etc. Deve ser algum bug mas não consigo uma verão de atualização do firmware para tentar resolver. Então por enqto mudei a encriptografia da minha rede para wep mas não estou satisfeita porque a rede fica mais vulnerável.

    ResponderExcluir